Quanto mais você vende, mais no vermelho você pode ficar!
Margem de Contribuição
A precificação dos produtos e serviços são os principais indicadores do sucesso do seu negócio.
O preço adequado do produto/serviço deve seguir uma série de exigências para que seja possível arcar com todos os custos e despesas e ainda deixar uma margem de lucro que é esperada depois da venda.
É importante observar o ambiente interno (custos e estrutura da empresa) e o ambiente externo (concorrência) para que o seu preço possa ser competitivo em comparação ao mercado, mas não é recomendado em hipótese alguma somente precificar o seu produto/serviço de acordo com o preço do seu concorrente, pois você não conhece a estrutura de custos dele.
Nesse contexto é possível observar uma grande confusão quando o assunto é preço de venda, as pessoas costumam confundir Markup, Margem de Contribuição e Margem de Lucro onde basicamente levam em consideração o preço de compra em relação ao preço de venda chamando de margem de lucro.
O Markup é a representação do preço de venda em relação ao preço de compra, por exemplo:
Comprei uma calça por R$ 100,00 e vendi por R$ 200,00, significa que a marcação do preço de venda em relação ao preço de compra é de 100%.
Já a Margem de Contribuição é quanto vai sobrar depois de realizar uma venda, deduzindo os custos e despesas variáveis sobre a venda, nesse ponto é importante salientar que para vender qualquer tipo de produto ou serviço existem vários custos, como por exemplo:
Produto/Serviço X
Compra – R$ 100,00
Imposto (5%) – R$ 10,00
Comissões (5%) – R$ 10,00
Despesas Comerciais (1,8%) – R$ 3,60 (Tx de Intermediação cartão de rédito)
Frete/Entregas – R$ –
Custo total da venda: R$ 123,60
Logo:
Preço de Venda – R$ 200,00
Menos (-)
Custo de Venda – R$ 123,60
Margem de Contribuição – R$ 76,40 ou seja 38,20%
Já a Margem de Lucro é o valor obtido depois da dedução dos custos da mercadoria (Margem de Contribuição) e de todas as despesas gerais, tais como: Despesas com Pessoal, Administrativa e etc.
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