Gestão Financeira em Recife – PE | XFinance BPO Financeiro

Empresa de gestão financeira

Fale conosco
(81) 98258-9286

Como saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo?

Neste artigo vamos ver algumas dicas para saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo.

Como avaliar sua empresa?

Para avaliar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, é muito importante apurar os resultados. Trata-se de uma forma de gestão econômica, fácil de ser adotada e que possibilita conhecer os números no fim de determinado período, que pode ser um mês, trimestre, semestre ou até mesmo ano.

A apuração de resultado ajuda a identificar possíveis falhas na gestão financeira de seu negócio, que podem estar na precificação inadequada, nos custos e despesas variáveis ou nos custos e despesas fixas.

Por meio dela, é possível determinar o ponto de equilíbrio para que o empreendimento seja economicamente sustentável e gere lucro para sua empresa. O resultado mensal consiste na diferença entre tudo aquilo que foi vendido e usado durante determinado período. A avaliação pode ser aplicada tanto no encerramento do último mês quanto no planejamento de meses seguintes, em negócios de qualquer segmento.

Mas, um resultado mensal negativo não significa exatamente que a empresa está operando com prejuízo, pois existem fatores sazonais que interferem nos resultados.

Portanto, para uma avaliação adequada de lucro ou prejuízo, a apuração de resultado deve ser feita por um período mínimo de seis meses.

Para obter uma informação confiável a partir da apuração de resultado, é essencial que a empresa mantenha seus controles financeiros bem organizados e atualizados: controle de estoque e controle de despesas fixas, retiradas pró-labore e todas as vendas do mês, independente se foram ou não recebidas.

O empresário deve atentar-se para os dados que entrarão no cálculo, uma vez que a utilização incorreta dos números pode comprometer toda a informação e dar resultados falsos.

O primeiro equívoco a ser evitado é confundir faturamento com recebimento. Um erro muito comum hoje é incluir no faturamento, que reflete o total de vendas realizadas no mês, o que foi recebido, como pagamento de vendas a prazo, feitas em meses anteriores.

Outro erro muito comum recorrente refere-se aos custos variáveis. Não se deve incluir no custo da mercadoria vendida tudo aquilo que foi adquirido pela empresa, pois essa informação refere-se, apenas, aos valores dos produtos que foram vendidos.

Porém, muitas empresas não fazem controle de estoque e, ao invés das vendas, utilizam os dados das compras realizadas no mês de forma inadequada.

Com a apuração de resultado é possível verificar como andam os esforços de melhoria da empresa e medir o seu desempenho, obtendo indicadores, como margem de contribuição, ponto de equilíbrio e lucratividade, que são importantes para avaliar quais ações práticas devem ser adotadas em caso de prejuízo.

Agora você já sabe como saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies diversos para publicidade, isso ajuda a melhorar sua experiencia.